Presidente Raimundo Mendes e vereadores participam da inauguração do Monumento do Galo Branco

Em: 6 de junho de 2016
Na Categoria: Notícias

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, Raimundo Mendes, acompanhado dos vereadores, Gerson Bezerra, Edson Valban, Valda Siqueira, Arlete Paiva, Rayure Protásio e Adelson Martins, participou na noite do sábado (4) da solenidade de inauguração do Monumento e a Praça do Galo Branco de Dona Neném.

O prefeito Jaime Calado participou da solenidade acompanhado da primeira dama e deputada federal Zenaide Maia, do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Alexandre Santos e do vice-presidente da Academia Norte Rio-grandense de Letras, Paulo Macedo, secretários municipais e outras autoridades.

Em seu discurso a professora Cleoneide Leite, sobrinha de Dona Neném, agradeceu as homenagens a sua tia. “Prefeito Jaime Calado, agradeço por entender o quão grande é a importância da preservação da cultura, da história do nosso povo. Esse galo, ora eternizado por esse monumento, não representa apenas o povo e a cultural de Santo Antônio, ele representa a cultura de São Gonçalo e todos os artistas que nasceram e vivem nesse município”, declarou a professora.

Para o presidente da Câmara, vereador Raimundo Mendes, o monumento é uma justa homenagem ao folclore potiguar, a Antônio Soares, Dona Neném e aos artesãos do município. “A partir de hoje, este monumento, além da importância cultural, torna- se, não somente um símbolo do folclore Norte-rio-grandense, mais também será uma fonte de emprego e renda para os artesãos São-gonçalenses. Nesta noite, nasce um novo centro de lazer e cultura e um importante ponto turístico na nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes.

“Este galo está representando a Cultura, ele está ao lado de obras importantes nas áreas da Saúde e Educação. Este galo tinha que estar aqui por que foi a genialidade de dois filhos de Santo Antônio que tornaram esse símbolo respeitado no estado todo. Nós, enquanto Poder Público estamos reconhecendo a arte que foi valorizada por folcloristas como Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel, mas o mérito são dos criadores deste símbolo e dos artesãos, os grandes homenageados. A partir de hoje, quem quiser o maior galo do mundo tem que vir para Santo Antônio, ver o Galdo de Dona Neném”, finalizou o Prefeito Jaime Calado.

A programação cultural de inauguração, contou com a montagem da feirinha do artesanato local, além das apresentações do Grupo de Capoeira Salve Zumbi, Bambelô da Alegria, Boi Calemba Pintadinho, Banda Municipal e músicos locais Deyvison Lima e Veto show.

O Monumento
O Galo Branco de Dona Neném tornou-se símbolo da cultura de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir do Decreto nº 453, de 14 de dezembro de 2012, assinado pelo prefeito municipal Jaime Calado Pereira dos Santos. O monumento tem 12 metros de altura é uma réplica gigante da peça decorativa do tradicional artesanato de São Gonçalo do Amarante.

A peça artesanal foi criada pelo ceramista Antônio Soares, nascido em Santo Antônio do Potengi. Incialmente possuía a função utilitária para esfriar água potável, uma espécie de “bilha” ou “quartinha”, mas foi da artesã D. Maria das Neves Felipe (D. Neném) a contribuição de tornar o Galo Branco uma peça decorativa e em cores, no formato atual, dando continuidade ao trabalho do seu mestre.

A escolha do Galo Branco como Símbolo do Folclore do Rio Grande do Norte ocorreu no ano de 1996, pela Comissão Norte-rio-grandense do Folclore, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou, nos anos 60, como uma representação festiva e lúdica. Outra demonstração de reconhecimento aconteceu em 1975 quando o Galo Branco foi tema do cartaz do III Festival do Folclore Brasileiro por sugestão de Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel e outros folcloristas.

 

 


Suêd Haidar
Presidente Nacional do PMB

Fale Conosco

ST SDS, Bloco P, Sala 205
Edifício Venâncio III,
Asa Sul - Brasília/DF
CEP: 70393-902
TEL: (061) 3223-4027
Seg à Sex das 09h às 17h

Receba nossas novidades
[]
1 Step 1
Seu Nome
Previous
Next

PMB Nos Estados

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB
Este Estado ainda não possui Comissão Provisória.
Presidente Acre:

Alexandre Damasceno

Clique e saiba mais

Presidente Alagoas:

André Monteiro

Clique e saiba mais

Presidente Amapá:

Luciana Gurgel

Clique e saiba mais

Presidente Amazonas:

Charles Sampaio

Clique e saiba mais

Presidente Bahia:

Amaury Nascimento

Clique e saiba mais

Presidente Brasília:

Léia Santos

Clique e saiba mais

Presidente Ceará:

Patrícia Aguiar

Clique e saiba mais

Presidente Espírito Santo:

Jacqueline Nonato

Clique e saiba mais

Presidente Goiás:

Rosilene Guimaraes

Clique e saiba mais

Presidente Maranhão:

Efigenia Tavares

Clique e saiba mais

Presidente Minas Gerais:

Gláucia Rodrigues

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso:

Milton Simplício

Clique e saiba mais

Presidente Pernambuco:

Juliana Paranhos

Clique e saiba mais

Presidente Paraíba:

Evani Ramalho

Clique e saiba mais

Presidente Paraná:

Alisson Anthony

Clique e saiba mais

Presidente Roraima:

Sandra Gomez

Clique e saiba mais

Presidente Rio de Janeiro:

Sidclei Nogueira da Silva Bernardo

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Norte:

Raimundo Mendes

Clique e saiba mais

Presidente São Paulo:

Jaime Fusco

Clique e saiba mais

Presidente Sergipe:

Alice Moura

Clique e saiba mais

Presidente Tocantins:

Meire Carreira

Clique e saiba mais

Presidente Pará:

Henriette Barros

Clique e saiba mais

Presidente Piauí:

Graça Amorim

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso do Sul:

Pedro Pedrossian

Clique e saiba mais

Rondônia:

Clique e saiba mais

Presidente Santa Catarina:

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Sul:

Thomaz Campos

Clique e saiba mais