ONU Mulheres nomeia a atriz Anne Hathaway como Embaixadora da Boa Vontade

Em: 8 de julho de 2016
Na Categoria: Notícias

A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, anuncia hoje (15/6) a nomeação da atriz Anne Hathaway como embaixadora da Boa Vontade. Há tempos engajada com a defesa dos direitos das mulheres e meninas, Hathaway poderá dar destaque à desigualdade na divisão de tarefas domésticas como um dos principais obstáculos para a igualdade de gênero, trabalhando em nível internacional para avançar na adoção e na implementação de políticas de mudança. Entre elas: serviços de creche, maternidade, paternidade e corresponsabilidade de cuidados nos sistemas público e privado.

“A nomeação de Anne é oportuna porque este ano a ONU Mulheres está investindo duro na promoção de um espírito mais positivo e em arranjos práticos nos locais de trabalho para apoiar a igualdade para as mulheres”, disse Phumzile Mlambo- Ngcuka, sub-secretária-geral da ONU e diretora-executiva da ONU Mulheres.

“A ‘penalidade da maternidade’ — quando ter filhos prejudica a renda e as oportunidades de trabalho das mães — é uma demonstração particularmente insidiosa da desigualdade de gênero no local de trabalho. Há muito tempo, tem sido difícil ou impossível ver a criação de uma criança como uma responsabilidade igualitária de pais e mães”.

“Os estereótipos que tornam difícil para os pais tirarem tempo do trabalho para cuidar de uma criança são restos desatualizados do modelo de ‘homem provedor’, e não têm lugar na força de trabalho mista de hoje”, disse Mlambo- Ngcuka.

“Licenças bem implementadas são apenas uma das formas de os empregadores demonstrarem que entendem o valor do seu pessoal, tanto de homens como de mulheres”, acrescentou.

Segundo ela, para demonstrar como isso aumentaria as oportunidades para as mulheres, a ONU Mulheres precisava de uma defensora que tivesse “o intelecto e paixão para tratar dessa questão complexa”. “Em alguns minutos de conversa com Anne já percebi que tínhamos encontrado nossa mulher. Estamos verdadeiramente honrados de tê-la a bordo.”

“Serviços de creche e licença do trabalho são duas maneiras de empregadores e governos demonstrarem que entendem o valor de seus cidadãos. Além de impedir a participação igualitária das mulheres no mercado de trabalho, papéis rígidos de gênero mantêm os homens presos em prejudicial inércia cultural”, declarou.

“Consumidos por uma cultura de excesso de trabalho que os penaliza por tirarem folga para cuidar da família, os homens também enfrentam consequências terríveis por nossa incapacidade de valorizar esse cuidado”, afirmou.

“Falhar em envolver os homens na conversa sobre o cuidado das crianças como um componente central da igualdade de gênero só calcifica normas sociais rígidas e negativas sobre gênero em geral”.

Quando se trata de igualdade, Hathaway é uma voz empenhada na mudança. Ela atuou anteriormente como defensora para a Nike Foundation e viajou para Quênia e Etiópia para aumentar a conscientização sobre o casamento infantil. Em 2013, Hathaway fez a narração de ‘Girl Rising’, um documentário da CNN focado no poder da educação feminina, ao acompanhar sete meninas ao redor do mundo que tentavam superar obstáculos e seguir seus sonhos.

“Sinto-me honrada e inspirada por esta oportunidade de ajudar no avanço da igualdade de gênero. Um progresso significativo já foi feito, mas é hora de intensificarmos nossos esforços coletivamente e garantir que a verdadeira igualdade seja finalmente realizada”, disse Hathaway.

Fonte: ONU Mulheres


Suêd Haidar
Presidente Nacional do PMB

Fale Conosco

ST SDS, Bloco P, Sala 205
Edifício Venâncio III,
Asa Sul - Brasília/DF
CEP: 70393-902
TEL: (061) 3224-0035

Imprensa

Tel: (21) 3217-7454
imprensa@pmb.org.br

Receba nossas novidades
[]
1 Step 1
Seu Nome
Previous
Next

PMB Nos Estados

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB
Este Estado ainda não possui Comissão Provisória.
Presidente Acre:

Alexandre Damasceno

Clique e saiba mais

Presidente Alagoas:

André Monteiro

Clique e saiba mais

Presidente Amapá:

Luciana Gurgel

Clique e saiba mais

Presidente Amazonas:

Charles Sampaio

Clique e saiba mais

Presidente Bahia:

Amaury Nascimento

Clique e saiba mais

Presidente Brasília:

Léia Santos

Clique e saiba mais

Presidente Ceará:

Patrícia Aguiar

Clique e saiba mais

Presidente Espírito Santo:

Jacqueline Nonato

Clique e saiba mais

Presidente Goiás:

Rosilene Guimaraes

Clique e saiba mais

Presidente Maranhão:

Efigenia Tavares

Clique e saiba mais

Presidente Minas Gerais:

Gláucia Rodrigues

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso:

Milton Simplício

Clique e saiba mais

Presidente Pernambuco:

Juliana Paranhos

Clique e saiba mais

Presidente Paraíba:

Evani Ramalho

Clique e saiba mais

Presidente Paraná:

Alisson Anthony

Clique e saiba mais

Presidente Roraima:

Sandra Gomez

Clique e saiba mais

Presidente Rio de Janeiro:

Sidclei Nogueira da Silva Bernardo

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Norte:

Raimundo Mendes

Clique e saiba mais

Presidente São Paulo:

Jaime Fusco

Clique e saiba mais

Presidente Sergipe:

Alice Moura

Clique e saiba mais

Presidente Tocantins:

Meire Carreira

Clique e saiba mais

Presidente Pará:

Henriette Barros

Clique e saiba mais

Presidente Piauí:

Graça Amorim

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso do Sul:

Pedro Pedrossian

Clique e saiba mais

Rondônia:

Clique e saiba mais

Presidente Santa Catarina:

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Sul:

Thomaz Campos

Clique e saiba mais