“Não estou grávida, estou farta” A crítica de Jennifer Aniston sobre a maneira como as mulheres são expostas na mídia

Em: 15 de julho de 2016
Na Categoria: Notícias

Aos 47 anos, a atriz se cansou de ser alvo de rumores sobre suposta gravidez e de comentários direcionados à sua forma física. Em um artigo tocante em seu blog pessoal no site Huffington Post, ela criticou a maneira absurda a qual as mulheres são expostas na mídia.

Casada há um ano com o ator e roteirista Justin Theroux, Jennifer Aniston tem sido alvo constantes de especulações sobre uma possível gravidez. Aos 47 anos, ela é perseguida com frequência por fotógrafos ávidos por um clique da suposta barriguinha. Cansada do assédio, ela decidiu, nesta terça (12), fazer um desabafo sincero ao Huffington Post, site onde mantém um blog pessoal.

“Para que fique claro: eu não estou grávida. Eu estou é farta”, escreveu logo no início do artigo. “Estou de saco cheio da fiscalização de corpos e humilhação de pessoas que acontecem diariamente disfarçadas de ‘jornalismo’, ‘liberdade de expressão’ e ‘notícias sobre celebridades’”.

No texto, além de descrever a perseguição agressiva dos paparazzi, ela aproveita também para criticar a objetificação feminina que ainda é perpetuada pelos veículos de comunicação.

“A objetificação e a atenção minuciosa à qual submetemos as mulheres é absurda e perturbadora. O modo como sou retratada pela mídia é um simples reflexo de como enxergamos e retratamos as mulheres em geral, avaliando-as em comparação com algum padrão deturpado de beleza.”

Para ela, é preciso dar novas perspectivas aos padrões culturais, que são assimilados desde cedo, ainda na infância. “A mensagem é que as meninas não são bonitinhas a não ser que sejam magérrimas, que elas não são merecedoras de nossa atenção se não tiverem cara de supermodelo ou de uma atriz de capa de revista, e isso é algo que todos nós estamos reforçando conscientemente. Esse condicionamento é uma coisa que as meninas então levam com elas para a idade adulta.”

Segundo Jennifer, as fofocas de celebridades contribuem para a perpetuação de uma “visão desumanizadora das mulheres”, focada exclusivamente na aparência física. “Coisa que os tabloides convertem em um placar esportivo feito de especulações. Será que ela está grávida? Será que anda comendo demais? Ela ficou desleixada, deixou de se cuidar? Será que o casamento dela anda mal, já que a câmera detectou alguma ‘imperfeição’ física?”

Por muito tempo, ela chegou a ignorar os tabloides, mas começou a se sentir incomodada principalmente no último mês, quando notou que cada vez mais o valor de uma mulher é medido “a partir de seu status conjugal e maternal”. E por isso, decidiu se manifestar.

“O que penso sobre esse assunto é o seguinte: somos completas com ou sem parceiro, com ou sem filhos. Quando se trata de nossos corpos, nós, mulheres, podemos decidir por nós mesmas o que é belo ou não. Essa decisão cabe a nós e a mais ninguém. Vamos tomar essa decisão por nós mesmas e pelo bem das mulheres jovens deste mundo que nos têm como exemplos. Vamos tomar essa decisão de modo consciente, longe do barulho dos tabloides. Não precisamos ser casadas para sermos completas. Somos nós que temos que determinar nosso próprio ‘felizes para sempre’.”

Para finalizar, ela disse considerar ser mãe algum dia, mas garantiu não estar se esforçando para ter filho por se sentir “incompleta de alguma maneira”. “Fico revoltada quando tentam me fazer sentir que estou ‘valendo menos’ porque meu corpo está mudando e/ou porque comi um hambúrguer no almoço e fui fotografada de um ângulo ruim e por isso alguém achou que eu estou grávida ou estou gorda. Sem falar no constrangimento de ser parabenizada por amigos, colegas de trabalho e desconhecidos por minha gravidez fictícia (às vezes dez vezes num único dia).”

Confira o post traduzido em seu blog pessoal clicando aqui

Fonte: Marie Claire


Suêd Haidar
Presidente Nacional do PMB

Fale Conosco

ST SDS, Bloco P, Sala 205
Edifício Venâncio III,
Asa Sul - Brasília/DF
CEP: 70393-902
TEL: (061) 3223-4027
Seg à Sex das 09h às 17h

Receba nossas novidades
[]
1 Step 1
Seu Nome
Previous
Next

PMB Nos Estados

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB
Este Estado ainda não possui Comissão Provisória.
Presidente Acre:

Alexandre Damasceno

Clique e saiba mais

Presidente Alagoas:

Clique e saiba mais

Presidente Amapá:

Clique e saiba mais

Presidente Amazonas:

Charles Sampaio

Clique e saiba mais

Presidente Bahia:

Amaury Nascimento

Clique e saiba mais

Presidente Brasília:

Léia Santos

Clique e saiba mais

Presidente Ceará:

Magda Costa

Clique e saiba mais

Presidente Espírito Santo:

Jacqueline Nonato

Clique e saiba mais

Presidente Goiás:

Rosilene Guimaraes

Clique e saiba mais

Presidente Maranhão:

Efigenia Tavares

Clique e saiba mais

Presidente Minas Gerais:

Gláucia Rodrigues

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso:

Clique e saiba mais

Presidente Pernambuco:

Juliana Paranhos

Clique e saiba mais

Presidente Paraíba:

Evani Ramalho

Clique e saiba mais

Presidente Paraná:

Alisson Anthony

Clique e saiba mais

Presidente Roraima:

Sandra Gomez

Clique e saiba mais

Presidente Rio de Janeiro:

Sidclei Nogueira da Silva Bernardo

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Norte:

Raimundo Mendes

Clique e saiba mais

Presidente São Paulo:

Jaime Fusco

Clique e saiba mais

Presidente Sergipe:

Alice Moura

Clique e saiba mais

Presidente Tocantins:

Alvaro Alberto Martins Silva

Clique e saiba mais

Presidente Pará:

Henriette Barros

Clique e saiba mais

Presidente Piauí:

Graça Amorim

Clique e saiba mais

Presidente Mato Grosso do Sul:

Clique e saiba mais

Rondônia:

Clique e saiba mais

Presidente Santa Catarina:

Clique e saiba mais

Presidente Rio Grande do Sul:

Clique e saiba mais