O dia 30 de abril foi escolhido como Dia Nacional da Mulher como homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira e uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil.
Jerônima, entre outros feitos, fundou o Conselho Nacional das Mulheres e foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, além de ter participado da criação da Pró-Matre, da Cruz Vermelha no Brasil e ter ido à Primeira Guerra Mundial como enfermeira.
O Dia Nacional da Mulher talvez tenha um peso ainda maior que o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) justamente por essa referência à mulher brasileira. O sexismo e a misoginia ainda fazem parte do nosso cotidiano e a lembrança/comemoração dos anos de luta que passaram e dos que ainda virão é importante para reacender a discussão e mostrar os avanços que foram alcançados e os muitos obstáculos que ainda precisam ser superados.
As mulheres são mais da metade da população brasileira, mas continuam sendo afastadas das decisões sobre o rumo do nosso país. O Partido da Mulher Brasileiro tem em sua concepção a busca pela igualdade de gênero, não só através da representatividade feminina na política, mas principalmente nos debates e nas mudança que atinjam a sociedade como um todo.